Perfil Profissional de Conclusão
O egresso do Curso Técnico em Segurança do Trabalho de nível médio, em seu perfil profissional possui competências para:
– Participar da elaboração e execução da política de Segurança do Trabalho na empresa.
– Analisar locais, instalações e equipamentos, propondo e implantando melhorias nas condições do ambiente de trabalho.
– Aplicar a legislação referente à segurança do trabalho, mantendo-se atualizado e informado.
– Manter sob controle permanente as condições ambientais de trabalho, visando eliminação, neutralização ou minimização dos danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores, bem como danos ao patrimônio da empresa.
– Analisar criticamente o processo produtivo da empresa, visando melhorias em segurança e qualidade, com objetivo de maior eficiência.
– Investigar acidentes ocorridos, identificando suas causas, documentando e tomando providências cabíveis.
– Realizar avaliações do ambiente de trabalho utilizando corretamente equipamentos de medição.
– Reconhecer e corrigir condições que levem ao surgimento de doenças profissionais ou do trabalho.
– Promover a adaptação do trabalho ao homem, eliminando ou minimizando riscos ergonômicos.
– Esclarecer, treinar e educar trabalhadores e empregadores para a segurança e a prevenção de acidentes e doenças, por meio de informativos, campanhas, eventos e programas específicos.
– Analisar riscos e avaliar perdas utilizando as técnicas de prevenção e controle de perdas na empresa.
– Conceber ou alterar postos de trabalho ou layout de setores da empresa visando a preservação da saúde do trabalhador e a qualidade do trabalho.
– Colaborar com a preservação do meio ambiente, defendendo e atuando na melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida.
– Prevenir e combater sinistros, elaborando planos de emergência e utilizando treinamento para o uso correto dos equipamentos de combate a incêndio.
– Realizar procedimentos de primeiros socorros em caso de emergências no ambiente de trabalho.
Competências do Técnico em Segurança do Trabalho
Identificar os determinantes e condicionamentos do processo saúde-doença.
– Identificar a estrutura e organização do sistema de saúde vigente.
– Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho.
– Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade.
– Realizar trabalho em equipe, correlacionando conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.
– Aplicar normas de biossegurança.
– Aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental.
– Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário.
– Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente.
– Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
– Avaliar riscos ao executar procedimentos técnicos.
– Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
– Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.
– Operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
– Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação.
– Prestar informações ao cliente, ao paciente, ao sistema de saúde e a outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados.
– Orientar clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a própria saúde.
– Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação.
– Utilizar recursos e ferramentas de informática específicos da área.
– Realizar primeiros socorros em situações de emergência.
– Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente.
– Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
– Identificar e avaliar rotinas protocolos de trabalhos instalações e equipamentos.
– Operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
– Registrar ocorrência e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação.
– Prestar informações aos dirigentes da empresa sobre toda e qualquer alteração ou problema detectado na sua área de atuação.
– Utilizar recursos e ferramentas de informática.